top of page
Buscar

Conservação Ambiental da Caatinga

  • Kéfilen
  • 2 de set. de 2017
  • 1 min de leitura

A Caatinga é rica em biodiversidade, abrigando vários tipos de espécies como: mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas que são e que dependem do bioma para garantir a sua sobrevivência, moram nessa região. Essa biodiversidade ampara variadas atividades econômicas voltadas para fins industriais, agrícolas e pecuárias; principalmente na área farmacêutica, química, alimentícia, dentre outras. Tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais.


Apesar de ser muito importante, o bioma tem sido desmatado rapidamente. Por causado consumo de lenha nativa, explorado de forma ilegal e insustentável. Para solucionar isso o governo busca promover alternativas para o uso sustentável da sua biodiversidade.


A área protegida por unidades de conservação do bioma aumentou para cerca de 7,5%. Mesmo assim, o bioma continuará como um dos menos protegidos do país; porque pouco mais de 1% dessas unidades são de proteção integral.


O nível de conhecimento sobre o bioma, sua biodiversidade, espécies ameaçadas e sobreexplotadas, áreas prioritárias, unidades de conservação e alternativas de manejo sustentável aumentou nos últimos anos, fruto de uma série de diagnósticos produzidos pelo MMA e parceiros. Também aumentou a divulgação de informações para a sociedade regional e brasileira em relação à Caatinga, assim como o apoio político para a sua conservação e o uso sustentável.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Vegetação da Caatinga

Por ser um bioma de clima semiáriado, sua vegetação costuma ser seca e com poucas folhas. Entretanto, quando há precipitação de chuva, as...

 
 
 

Comments


  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page